O vidro duplo apresenta uma grande vantagem ao nível do isolamento térmico e acústico da habitação. A caixa de ar entre os vidros impede o contacto direto com o exterior, reduzindo drasticamente a condução térmica de frio e calor. Também contribui para o isolamento acústico uma vez que a sua espessura é muito superior ao vidro simples.

 

O que é vidro duplo?

O sistema de vidro duplo consiste na combinação de dois vidros, ligados por um perfil de alumínio com uma caixa de ar desidratado entre eles. Existem diversas câmaras de ar, dos 6 aos 24mm.

Dentro do perfil coloca-se um produto que absorve a humidade, como a sílica, uma vez que se houver troca de ar o vidro ira embaciar com o tempo e é impossível limpá-lo por dentro, obrigando à substituição do mesmo.

Podem ser combinados diversos tipos de vidro num sistema de vidro duplo: normal, temperado, laminado ou vidro baixo emissivo.

 

Qual a vantagem de utilização de vidro baixo emissivo?

Também conhecido como “vidro de capa”, este vidro é desenvolvido especificamente para obter o melhor controlo solar e energético, maximizando o conforto e permitindo poupar na conta da energia. Existem dois tipos de vidro baixo emissivo, consoante a função que desempenham:

Controlo térmico: reduz a transmissão de energia entre o exterior e o interior da casa;

Controlo térmico e solar: para além de reduzir a transmissão de energia também reflete a luz solar que vem do exterior.

Para conseguir o efeito baixo emissivo, estes vidros devem ser sempre incorporados numa unidade de vidro duplo.

 

vidro baixo emissivo

imagem: www.guardian.com

Sabia que?

Uma forma de reforçar ainda mais o isolamento do sistema é preencher a câmara que separa os vidros com gás árgon. Aliado à utilização de vidro baixo emissivo, o gás árgon garante os melhores resultados de isolamento possíveis.

 

É verdade que um vidro baixo emissivo proporciona mais calor no Inverno e mais frescura no Verão?

Um vidro baixo emissivo, por si só, não proporciona nem calor nem frio. A sua função é impedir que a energia gerada no interior – seja frio ou calor – se “escape” para o exterior. Assim, a temperatura interior da habitação mantém-se por mais tempo, diminuindo o consumo energético de dispositivos de aquecimento e arrefecimento e permitindo poupar na fatura da luz.

 

Tem importância a posição dos vidros numa unidade de vidro duplo?

No caso dos vidros de capa, as melhores prestações em termos de isolamento conseguem-se com a posição adequada, que varia consoante a aplicação e a combinação de vidros utilizada. Em todo o caso, a capa não deverá ficar exposta ao exterior do sistema de vidro duplo, de forma a evitar que se degrade.

 

Como se mede a prestação de um sistema de vidro duplo?

O isolamento térmico é medido através do valor U, ou coeficiente de transferência de calor, medido em W/m2.K (watt por metro quadrado, Kelvin). Quanto mais baixo este valor, menor é a quantidade de calor transmitida entre o exterior e o interior e, consequentemente, melhor o desempenho do isolamento.

vidro duplo triplo eficiencia energetica comparacao

imagem: www.guardian.com

 

Sabia que também existem vidros triplos?

O vidro triplo é uma solução muito comum em regiões com condições climatéricas extremas, como no Norte da Europa. Em Portugal não se justifica muitas vezes a sua aplicação, o que não invalida que seja um sistema adequado particularmente em zonas muito frias do país. No entanto, o preço é, naturalmente, mais elevado.

Existem habitações onde o consumo de energia é otimizado ao máximo e em que o valor U não excede o 0.8. Para atingir uma prestação tão elevada são necessárias técnicas de manufatura muito mais caras, sendo que muitas vezes é utilizado o gás crípton em vez de árgon. Também é de notar que sistemas com portas ou janelas de abrir levam a uma performance energética muito superior aos sistemas de correr.