O vidro é um material cada vez mais utilizado na construção, dando aos ambientes um visual mais clean e moderno. No entanto, para que o vidro cumpra essa função ele deve estar devidamente limpo e livre de pó, gorduras e outros tipos de sujidade.
Mas como deve ser feita a limpeza do vidro de forma simples e sem danificar o mesmo? Portas, janelas, mesas, espelhos ou resguardos de duche … seja qual for o tipo de vidro, é necessário ter os produtos indicados e alguns trunfos na manga. Confira!
Limpe os seus vidros em dias nublados
Muitas pessoas poderão pensar que um dia de sol é o momento ideal para limpar as janelas de casa . Mas o que acontece é que, em dias ensolarados, os produtos de limpeza evaporam muito mais rapidamente, deixando marcas no vidro.
O indicado é esperar por um dia nublado ou pelo fim da tarde para realizar essa tarefa. As janelas demoram mais tempo a secar, mas o resultado final será muito melhor!
Vermelho foto criado por wirestock – br.freepik.com
Não utilize jornal velho para limpar vidro
Provavelmente já viu ou até mesmo usou jornal velho para a limpeza de vidros. No entanto, esta não é a melhor solução. Isto porque ao passar o jornal pelo vidro, este deixará marcas da impressão gráfica na superfície que são muito mais difíceis de retirar do que as habituais marcas de pó ou gorduras.
Utilize detergente neutro e produto limpa-vidros
Os limpa-vidros comuns, vendidos em todas as superfícies comerciais habituais, são os indicados para a limpeza dos vidros lá de casa. Mas nem sempre este produto é o suficiente, particularmente quando os vidros estão muito sujos – por exemplo, no caso das cozinhas ou outras zonas sujeitas a gorduras.
Nesses casos, use a combinação de detergente neutro com água para garantir uma limpeza perfeita. Depois, basta enxaguar levemente e passar um pano seco, macio e que não solte fios. Adicionalmente, pode ainda complementar com o limpa-vidros para um melhor acabamento.
O que não deve utilizar são produtos de limpeza à base de solventes. O vidro é uma superfície frágil e, como tal, suscetível a danos quando em contacto com produtos à base de solventes, como ácidos ou álcool.
Seja qual for o produto que utilizar, é muito importante que nunca aplique o mesmo diretamente sobre a superfície. Além de dificultar a limpeza, poderá deixar resíduos que mancham o vidro ou que o tornam opaco.
Opte por panos de microfibra
Panos de microfibra ou esponjas macias são aliados muito úteis na limpeza doméstica, especialmente no que toca ao vidro, uma vez que permitem retirar toda o pó e gordura da superfície sem deixar fios. O facto de não serem materiais abrasivos significa também que não existe risco de danificar o vidro.
Finalize com papel toalha
Ao contrário do jornal velho, o papel toalha absorve a água sem deixar marcas ou fios. No entanto, este truque só funciona após a superfície já estar devidamente limpa. O papel toalha serve para finalizar a secagem, não para limpar as superfícies!
Muito obrigado pelas dicas muito útil vou aplicalas no meu dia a dia